Cinofilia Sudamericana Cães e cia Lake Buena Vista no orkut Dolu Aymah no orkut Sons of Melody no Orkut Diga não a tortura de animais

História da Raça



O Yorkshire teve sua origem no Condado de York, na Inglaterra, no século XIX, através dos cruzamentos das raças: Skye Terrier, Clydesdale Terrier, Paisley Terrier e pesavam em torno de 5 a 7 quilos. Há ainda os que dizem que também participam da raça o Dandie Dinmont, Maltês, Manchester Terrier e o Halifax Fawn, mas não há estudos que comprovem.
Foi criado inicialmente com intuito de caçar roedores nas minas de carvão, pois a coloração ajudava no trabalho das minas, sua cor azul-aço não manchava com o carvão como em raças de cor clara; e sua cabeça, peito e pernas douradas ajudavam os mineradores a enxergar os Yorkies dentro das tubulações. Treinados para tal função, passou a se destacar em campeonatos de "caça aos ratos", realizados em bares da região, cujo objetivo de seus criadores era de obter lucro, com este propósito foram obtendo, através de cruzamentos dos menores exemplares, uma progressiva redução no seu tamanho, peso de 3 a 4 quilos. Depois deste aperfeiçoamento da raça às preferências humanas, o pequeno caçador de tocas acabou mesmo se destacando por sua pelagem longa de cores contrastantes e acetinada, que o tornou em um cão cobiçado e querido pelos ingleses, tanto por seu temperamento como sua aparência, não demorou muito para que os novos pequenos cães conquistassem inúmeros prêmios em exposições e chamassem atenção de sua beleza por todo o mundo.
Não houve pessoa que conhecece mais a respeito da origem e desenvolvimento da raça do que a falecida Sra. A. Foster of Bradford, e foi o seu progenitor por exelência: Hunddersfield Ben, que aperfeiçou a raça. E em 1885, lembrando o "pedigree" do cão Bradford Hero, a Sra. Foster disse que todos os melhores cães dos últimos 35 anos descendiam dele e tinham sido, todos eles, originários de Scoth Terriers e exibidos como tais até poucos anos atrás.
O Yorkshire foi apresentado pela primeira vez na Inglaterra em 1861. Sua primeira aparição numa exposição canina ocorreu em 1861, em Birminghan, quando ainda era conhecido por Terrier Escocês Anão de Pêlo Longo. O Yorkshire Terrier foi reconhecido como raça pelo American Kennel Club somente em 1885, e em 1898 no the Kennel Club da Inglaterra. No fim da Era Vitoriana ele começou sua ascensão social, tornando-se o companheiro inseparável das senhoras da aristocracia e da alta burguesia, sendo o seu sucesso tal que rápida e progressivamente se tornou um cão de luxo e companhia.No Estados Unidos a introdução do Yorkshire Terrier se deu por volta de 1880. No Brasil, acredita-se que a raça chegou em 1966 e sua aceitação foi imediata, tanto que, no ano de 2002, o Yorkshire Terrier foi classificado como o mais vendido no país.

Yorkshire: Lake Buena Vista Ximinie